
Centro Acadêmico De Medicina Veterinia
O CA é a entidade representativa dos estudantes de um determinado curso de nível superior. Ele deve ser responsável por congregar, coordenar e representar com autonomia os interesses dos estudantes por ele representados e defender os interesses da categoria estudantil, em particular dos alunos de seu curso.Os estudantes também sentiriam essa necessidade de organização e os Centros Acadêmicos (ou CA’s) cumprem com esse papel.
Não poderíamos deixar de contar a historia do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias do Campus II da Universidade Federal da Paraíba sem contar um pouco da historia do nosso curso.
O curso de Medicina Veterinária foi um dos 32 implantados na UFPB através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI e foi criado através da Resolução do CONSEPE Nº 64/2007, tendo seu Projeto Político Pedagógico sido aprovado pela Resolução do CONSEPE Nº 65/2007.
O Curso de Medicina Veterinária oferecido pela Universidade Federal da Paraíba na cidade de Areia teve a sua primeira turma ingressada no segundo semestre de 2008. E vem se destacando dentro das áreas das agrárias e hoje é um dos cursos mais concorridos dentro do nosso estado.
Com a criação do curso e o início das aulas iniciadas no segundo semestre de 2008 os estudantes sentiram a necessidade de se organizarem para fazerem reivindicações e participar das ações políticas que ocorrem dentro da instituição, pois já sabiam que iriam enfrentar dificuldades por se tratar de um curso novo e precisariam estar unidos para procurar melhorar a estrutura do curso recém-formado.
Com ajuda dos outros CAs (CA de Biologia e CAZ) e o DA de Agronomia criou se o Centro acadêmico de medicina veterinária - CAMEV. E no primeiro semestre teve a primeira eleição do CAMEV com chapa única que tinha como presidente o aluno Diogo B de Faria, que acabou desistindo do curso dias depois. E que assumiu o CA foram os festudante Severino Bernardino de Sena Neto como presidente e Guilherme Santana de Moura como vice, ficando no mandato por um ano. No ano seguinte teve novamente eleição para o Camev tendo mais uma vez chapa única, com o estudante Severino de Sena Netto concorrendo à reeleição, mas desta vez tendo como o vice o estudante da mesma turma Rafanele Trajano.
Em dezembro de 2012 o Camev teve a primeira eleição com a presidência disputada por duas chapas, uma Pelo aluno kennyde Moreira Palitot aluno do 6º período e a segunda pelo aluno Lucas Rodrigues de Souza do 5º período sendo o mesmo saindo vitorioso.